Contramestre Cebolinha

George Wagner da Costa Lima (Contramestre Cebolinha)



       Nos meados dos anos 90 durante colônia de feiras tive a oportunidade de vivenciar pela primeira vez meus primeiros ensinamentos na capoeira, foi no ano de 1994, onde tudo começou: as gingas, as esquivas e os golpes que futuramente iriam desabrochar até chegar a amadurecer. Mais como se tratava de uma atividade escolar não durou muito tempo até que as aulas acabaram e eu parei treinar.
           Foi então em 1998, que voltei a treinar junto com uma turma de amigos num bairro próximo do meu. Em meio a preconceitos e descriminação procurei sempre estar presente nos treinos e nas rodas daquele grupo conduzido pelo Jani (hoje Mestre Pertubado), infelizmente as aulas tiveram que acabar devido ao problema pessoal do professor até que Borracha (hoje professor) assume a turma e da continuidade aos ensinamentos. Foi nesse período tive a oportunidade de conhecer o Grupo Cordão de Ouro, sob a supervisão do Mestre Zangado e assim tive meu primeiro contato com o grupo onde permanecemos por alguns anos até que o professor Borracha parou de da aula e cada qual seguiu o seu caminho.

Após o período afastado conheci uma turma de capoeiristas que eram ex-integrantes do grupo abada, tiveram a iniciativa de forma o Grupo Capoeira Esperança que era apoiado pelo Projeto Esperança. Nessa época foi bastante prazerosa e divertida a capoeira de Mossoró vinha em pleno Auge do seu apogeu, nesse mesmo período meu aprendizado cresceu de forma muito significativa onde tive a oportunidade de realizar meu primeiro trabalho com capoeira dando início a essa nova trajetória.

Mas motivos maiores e pessoais em 2012 tive a necessidade de sair do grupo esperança, e logo em seguida entrei para O Grupo Muzenza sob a coordenação do contramestre Otávio e posteriormente Mestre Pedro. Existiam oito pessoas responsáveis pelo comando em Mossoró no qual eu também fazia parte os integrantes eram amigos que conheci na época do Cordão de Ouro, conseguimos em conjunto realizar vários eventos onde eu conquistei a oitava corda (verde e vermelha) graduação do Grupo Muzenza. 


Roda da Muzenza Praça do Pax
Em 2006 tive a necessidade de se afastar um pouco da capoeira se dedicar mais a faculdade de educação física, até que em 2007 numa durante um estágio resolvi voltar a ministrar aulas de capoeira e continuo até os dias atuais.


Sob supervisão do Mestre Papa-Léguas, no 2008 retorno as atividade do grupo Cordão de Ouro onde o mesmo nos orientou a seguir os trabalhos e continuar os ensinamentos, durante todo ano trabalhos até realizar o Primeiro Aulão Aberto 2009 realizado aqui na cidade, nesse evento foi feito uma reunião e o na época contramestre Papa-léguas nos orientou a usar o quarto cordão (Amarelo e azul) aos que davam aula de capoeira.   

Turma da Maísa 2008


No seguinte em 2010 foi realizado 1º Iê Mossoró organizado pelo Grupo Cordão de Ouro Mossoró articulado pelos que restavam da reunião em 2009 e sob a supervisão da Mestra Paulinha Zumba no mesmo ano de 2010 no evento da amigos da Cordão de Ouro recebi meu Cordão Azul (Instrutor) entregue pelas mãos da então Mestra Vanessa que posteriormente deixou o grupo e seguiu seu caminho. 

A edição Seguinte do Iê Mossoró aconteceu no Ano de 2011 desta vez não mais com a coordenação do Ceará e sim com a do Rio Grande do Norte através do Mestre Irani Martins. 

Realizando as sequências do Mestre Bimba
Amigos da Cordão de Ouro 2010
Em 2012 tive a oportunidade de receber meu cordão de professor (Três cores) tive como padrinho o Mestre Lobão grupo Besouro Mangangá no evento do Amigos da cordão de ouro. 
Amigos da CDO 2012 - Formatura 
As edições seguintes do Iê Mossoró Aconteceu no mesmo ano de 2012 e 2015 durante os intervalos também aconteceu um Batizado na Cidade de Governador e outro com os Alunos da Escola Diocesano Mossoró sob minha supervisão. Em 2016 no evento do Amigos da Cordão de ouro, tive a Honra de receber meu cordão de quarto cores (contramestre) pelas mãos do meu padrinho Mestre Índio sob a coordenação do Mestre Irani, evento que contou com a participação de Grande nomes da capoeira do Rio Grande de Norte e referencia nacionais foi realizada uma grande formatura e celebrada essa grande festa, ficando para história a capoeira do estado. Nos dias atuais realizo um trabalho no Espaço Cultural Quilombo Capoeira para crianças, adolescestes e Jovens, dando a oportunidade a esses indivíduos de manter viva a cultura de história da capoeira na cidade de Mossoró.  
          
Recebendo o Cordão de Contramestre pelas mãos do Meste Índio - Amigos da CDO 2016