Iê... Mossoró


O Iê Mossoró é um festival da cultura afro-brasileira, que tem como proposta reunir capoeiristas de todos os grupos e regiões, especialmente do grupo cordão de ouro, sua dinâmica ocorre através de aulões, rodas, palestras e oficinas ligadas à história e prática da capoeira.

 A idealização do evento surgiu no ano de 2009 após a realização do 1º Aulão aberto, que contou com presença de capoeiristas do Rio Grande do Norte, Ceará e cidades circunvizinhas.



            A primeira edição do Iê... Mossoró aconteceu no ano de 2010 sob o título “Vem que tem axé”. No ano seguinte acontece a 2º edição do Iê... Mossoró “Vem pra botar dendê”. em 2012 acontecia o 3º Iê... Mossoró “Vem camará, camaradinha”. Após um intervalo de três anos sem realização do evento, somente em 2015 acontece a 4º edição do Iê... Mossoró “No compasso da ginga". Em sua quinta edição, o Iê Mossoró tem por tema “no gingado que mexe com a gente”. 


Nestas quatro edições contamos com a presença das cidades de: Assú, Areia Branca, Grossos, Tenente Laurentino, Pilões, Alexandria, Jucurutu, Caicó, Alto do Rodrigues, Jardim de Piranhas, Currais Novos, Lagoa Nova, Triunfo Potiguar, São Rafael, Porto do Mangue, Governador Dix-sept Rosado, Itaú, Pau dos Ferros, Lages, Patos – PB e das capitais Natal-RN e Fortaleza-CE.

O encontro contou com a participação de mais de 300 capoeiristas, dentre Mestres, Contramestres, Professores (as), Instrutores (as) e alunos (as).
 Ao longo desses anos o evento vem ganhando cada vez mais credibilidade entre praticantes e simpatizantes, que se unem para prestigiar o nosso patrimônio mais importante à arte da capoeira.
1, 2 e 3 de Dezembro de 2017
1º Iê... Mossoró, Maio de 2010
2º Iê... Mossoró, Novembro de 2011
3º Iê... Mossoró, Novembro de 2012
4º Iê... Mossoró, Novembro de 2015



5º Iê... Mossoró, Dezembro de 2017







Nenhum comentário:

Postar um comentário